21.9.08

Notícias da casa - Entrevista

Este mês entrevistaremos uma de nossas irmãs, Maria José Gonçalves Baldi

S.E.I.L. – Como conheceu a Sociedade Espírita Irmã Lavínia?

Maria José - Comecei a freqüentar a Casa Irmã Lavínia em 1970, através de um convite feito por um colega de serviço que era um trabalhador do corpo de médiuns desta Casa. Fui recebida pelo Sr. Sebastião Avelino Rocha, o qual me ajudou muito e me fez ver o mundo de outra forma, "com os olhos do coração", me ensinou a praticar o amor, a paciência, o perdão, a fraternidade e a caridade.


S.E.I.L. – Conte-nos um pouco da sua história em nossa casa.

Maria José – Conheci a SEIL numa época de dor, dificuldades e contrariedades no meio familiar, mas recebi muita ajuda espiritual, muitas palavras de consolo e amizade, onde através da fé fui sendo preparada para ajudar nos trabalhos da Casa junto com os irmãos de boa vontade e de nosso querido irmão Sebastião Avelino Rocha.
Em 1981, casei-me na Casa de Oração Irmã Lavínia e depois de dois anos, Deus me concedeu duas jóias, "meus filhos", um menino e uma menina.
No ano de 1989, fui morar no Estado do Pará, trabalhar em uma empresa no núcleo de Carajás, onde fiquei por 12 anos.
Em 2000, fui transferida para a cidade de Itabira-MG, com a ajuda do Sr. Sebastião e da Espiritualidade Maior, pois, sempre tive o meu pensamento voltado para a Casa de Oração.
Em 2005, voltei a morar em Belo Horizonte, ficando mais fácil o meu comparecimento às reuniões.
Hoje, sinto uma alegria imensa quando estou dentro da SEIL, uma Paz interior inexplicável, uma sensação de bem estar, principalmente quando estou ajudando nos trabalhos da Casa.



S.E.I.L. – Você conheceu os fundadores da SEIL?

Maria José – Sim, o Sr Sebastião foi um "pai" para mim; e eu tinha por ele um respeito muito grande, ele foi o meu Orientador Espiritual.
Antes de morar fora de Minas Gerais, freqüentava e participava junto da nossa saudosa Dona Geralda e com a orientação dela, dos trabalhos da Casa, tais como a campanha do quilo, a organização na hora dos passes, visitas a Hospitais, a Colônia Santa Isabel (leprosário), etc. Agradeço muito a Deus e aos Amigos Espirituais da Casa da Irmã Lavínia, a ajuda
e a oportunidade de continuar na casa, recebendo bênçãos e aprendendo cada vez mais, com a finalidade de evoluir o meu espírito.

S.E.I.L. –Se pudesse voltar no tempo, que faria diferente
desde o primeiro dia que conheceu a SEIL?

Maria José - Trabalharia mais em prol da comunidade carente e da divulgação da espiritualidade, também no desenvolvimento da mediunidade.
Acho um trabalho maravilhoso, o médium servir de elo entre a comunicação dos espíritos, tanto para os evoluídos (protetores) como para os menos esclarecidos, que também são nossos irmãos precisando de ajuda.

S.E.I.L –Como foi a experiência de fazer sua primeira palestra aqui na casa?

Maria José - Foi uma oportunidade e um bom aprendizado e para isso é fundamental deixarmos a timidez de lado, para passarmos aos nossos irmãos as mensagens e os ensinamentos do nosso Mestre Jesus, com alegria e entusiasmo, através do Evangelho e de outros livros, dentro da doutrina espírita.



S.E.I.L. – Qual a sua mensagem aos nossos leitores.

Maria José - Aos irmãos trabalhadores da Casa, é necessário que se faça a União, para a continuação dos trabalhos, com alegria, humildade, dedicação e respeito, pois, essa Casa foi e sempre será um Pronto Socorro Espiritual, onde todos os irmãos são sempre bem recebidos e ajudados.

Com esta entrevista, conhecemos mais um pouquinho de nossa querida irmã Maria José. Aguardem! Mais entrevistas com nossos irmãos da SEIL.

8 comentários:

Unknown disse...

Como tenho carinho, admiração e respeito por essa irmã fraterna. Tenho aprendido muito com a sua dedicação e carinho com os frequentadores da nossa abençoada casa de oração. Que Irmã Lavínia ilumine sempre os seus caminhos e de toda a sua família.

Anônimo disse...

Par mim é uma honra conhecer esta nossa irmã mais um pouco, peço a Deus que continue te iluminando nesse caminho de fraternidade e humildade. Nossa Irmã Lavinia nunca nos abamdone, por isso se sinta muito amada por todos.

Joselina

Anônimo disse...

Parabéns Maria José, que você continue escrevendo essa história maravilhosa em nossa Casa por muitos e muitos anos, evoluindo e
levando alegria aos corações de todos que tem o privilégio de conviver com você.

Anônimo disse...

Uma pessoa maravilhosa de se conversar,calma tranquila, e sempre ajudando nos trabalhos da casa.Que sempre continue assim paz a todos.

Anônimo disse...

Tentei contar um pouquinho da minha trajetória na casa de oração, pois tenho recebido muitos benefícios da nossa querida Irmã Lavínia, e sinto uma paz e uma alegria imensa em participar das reuniões e dos trabalhos.(todos são importantes)
Agradeço imensamente aos editores do blog pela minha entrevista.
Agradeco de coração a todos os amigos que deixaram seus comentários, principalmente à nossa irmã Eliane que é um exemplo de vida, meiga e carinhosa.
Obrigada,
Maria Jose Baldi

Anônimo disse...

Ei, adorei ficar sabendo um pouco mais sobre a Maria José, pela correria não temos o tempo que gostariamos para interagir mais com as pessoas que nos fazem bem a sua presença.
Bjs, e continue assim Maria José, nos falando através de suas leituras palavras de amor e fé.
Ludmila

Anônimo disse...

Meus irmãos, foi com grande alegria e satisfação que encontrei no blog de nossa casa a entrevista de nossa irmã Maria Jose Baldi. Me recordo de nossa irmã desde o tempo em que eu era um "pequeno e franzino menino" em nossa casa. Me lembro também que durante um longo período ela deixou de frequentar a nossa casa (por motivo de trabalho, como ela mesma relatou).
No entanto, o que mais me chama a atenção é a atuação de nossa irmã nestes últimos anos na Casa da Irmã Lavínia. Ela, com toda a sua boa vontade, amor e carisma, foi se engajando em vários trabalhos de nossa casa e hoje é, a exemplo de tantos outros, uma grande trabalhadora abnegada da seara do Cristo. Por tudo isso, rogo ao Mestre Jesus que continue abençaando os caminhos desta irmã e de seus familiares, de forma que ela tenha sempre a condição necessária para estar com o povo da Casa da Irmã Lavínia. Que a luz de Nosso Mestre continue iluminando o caminho de todos, hoje e sempre!
Alan de Matos Jorge
1º Vice-Presidente da SEIL

Anônimo disse...

Maria José,
Estive revendo os comentários sobre sua entrevista e vi que o meu estava lá. Acontece, porém, que como estava sem assinatura, passou despercebido. Sei que é meu por causa da minha forma de redigir. Aí vai ele de novo, copiado de lá, agora com assinatura:
"Parabéns Maria José, que você continue escrevendo essa história maravilhosa em nossa Casa por muitos e muitos anos, evoluindo e
levando alegria aos corações de todos que tem o privilégio de conviver com você."
Um fraternal abraço,
Celso Lúcio Teodoro