2.11.08

Notícias da Casa - Entrevista Celso Theodoro

Este mês nosso entrevistado é o coordenador da "Campanha do Quilo e Ronda da Caridade" Celso.

SEIL: Fale-nos um pouco de você. Onde nasceu e sobre seus familiares.

Celso: Eu nasci em 1954 na cidade de Caxambu, estância hidromineral do circuito das águas de Minas Gerais. Minha família migrou para Belo Horizonte em 1964, quando minha mãe foi nomeada para um cargo no Ministério de Trabalho.


Célia Theodoro(mãe) e Celso

Nossa família pode estudar e se formar graças ao trabalho árduo de meu pai, que era garçon e minha mãe, no Ministério. Tendo estudado e formado não tive dificuldades para conseguir bons empregos durante a vida, ainda pesando-se o fato que sempre gostei de trabalhar e fui muito “esforçado”.

SEIL: Como conheceu a Sociedade Espírita Irmã Lavínia?

Celso: Em 1976, tive a felicidade de conhecer minha esposa Marta, que me levou para as reuniões no Centro. Freqüentei com assiduidade antes de casar, depois fiquei um tempo afastado. Voltei com mais vontade agora após ter aposentado.



SEIL:Sua esposa e filhos também são voluntários aqui?

Celso: Sim. A Marta e a Márcia trabalham na Campanha do Quilo e o Marcel atua como dentista no Departamento Odontológico.



SEIL: Como coordenador da campanha do quilo e ronda da caridade qual é a sua impressão pessoal sobre os trabalhos?

Celso: Os trabalhos são de uma abrangência social muito grande, pois atendem a pessoas que não tem absolutamente nada, sequer oportunidades de melhorar de vida. Para os tarefeiros não é uma tarefa fácil e somente é possível ser levada a bom termo porque eles têm no coração um genuíno desejo de ajudar ao próximo, forjado na doutrina espírita. Esse desejo forte os faz relevar situações ás vezes desagradáveis porque passam, ora na rua ora em uma residência onde possamos não ser bem recebidos.

SEIL: Como se sentiu quando seu filho começou a atender as pessoas mais carentes aqui no consultório odontológico?

Celso: Muito orgulhoso por saber que ele também se preocupa em ajudar os mais necessitados. Levamos em conta também que ele está cumprindo um desejo de um grande homem, idealizador do projeto, o Sr. Sebastião.



SEIL: Qual sua impressão pessoal do nosso fundador?
Celso: Como já disse acima, o Sr. Sebastião sempre foi um grande homem, com visão de futuro e sensibilidade para atuar no dia a dia como Presidente, com disciplina e amor. Isso fez dele uma pessoa amada por todos. Eu me sinto muito feliz por ter recebido as bênçãos do meu casamento no Centro Espírita Irmã Lavínia e pelo Sr. Sebastião, em 14 de julho de 1979.



(Bençãos de boas vindas. A esquerda o Sr. Sebastião, Francisco Theodoro, Abigail Rocha com o pequenino Marcel



A esquerda Haidée Rocha com a pequena Márcia,no centro Celso Theodoro(Pai do Celso hoje na pátria espiritual) a direita Francisco Theodoro a frente Sr. Sebastião

SEIL. O que acha que mais faltam as pessoas?

Celso: Eu não acho que existam faltas importantes nas pessoas. As pessoas tem coisas boas e coisas ruins, qualidades e defeitos, inteligência ou a falta dela, oportunidades ou não, de modo que, nós precisamos reconhecer que não somos perfeitos, encontrar e valorizar as virtudes de outros com os quais convivemos.

SEIL: Sempre o vemos nas horas vagas aqui na SEIL cuidando dos jardins limpando o gramado, sempre ajudando onde precisar, como se sente após as tarefas que faz aqui?



Celso: Desde pequeno eu gosto de canteiros. Meu sonho era ter canteiros e estufas onde eu pudesse cultivar flores e plantas. Acho que realizo um pouco do meu sonho cuidando do jardim da Casa. Além disso, eu gosto de ver a Casa bonita, de forma que as pessoas sintam também materialmente bem acolhidas. Após qualquer trabalho na Casa eu me sinto feliz e entusiasmado, nunca cansado.




SEIL: No final desta pequena entrevista fique a vontade para suas últimas considerações.

Celso: A cada dia que passa eu conheço melhor as pessoas da Casa e vejo que são boas, caridosas, trabalhadoras e com muitas virtudes positivas. Eu somente posso creditar isso aos ensinamentos do evangelho de Jesus estudado pela SEIL e, nesse sentido, acho que a Sociedade Irmã Lavínia cumpre o seu objetivo social. Espero poder continuar por muitos anos dando minha contribuição para a consecução desses objetivos.



SEIL: Todos os domingos aqui na sede da SEIL, antes da saída da campanha do quilo e as quintas-feiras da ronda da caridade é visível no semblante de nosso irmão a alegria do trabalho. Sua motivação é o saber que se doando mesmo que seja um pouquinho já será a diferença para se fazer um mundo melhor. Que Irmã Lavínia o abençoe e a entrevista de nosso irmão seja um incentivo para todas as pessoas.

11 comentários:

Unknown disse...

Conhecer um pouco mais de nossos irmãos e prinipalmente do Celso é um grande prazer. Pois convivo com ele nas quintas e nos domingos, ja sentia nele uma pessoas de um coração enorme, mas agora sabemos o porque. peço a Deus e a Nossa querida Irmã Lavinia que contunue iluminando e fazendo que você continue nessa caminhada de caridade e de amor com os nossos irmãos mais carentes. Celso é uma honra ser sua amiga e tanbém fazer parte dessa caminhada. Fiquem todos com Deus.

Anônimo disse...

Como é bom ver este blog bem de manhãzinha. Sinto-me como estivesse dentro do seil, parabéns ao Celso pela dedicação a casa. Gostaria que todos fossem como os trabalhadores que por este blog nos passamos a conhecer.Uma sugestão;Apresentem os editores do blog que tiveram esta idéia maravilhosa, com fotos e reportagens belissimas.Maura

Unknown disse...

Que irmã Lavínia cubra sempre de paz e saúde esse irmão fraterno,para que ele continue sempre ajudando aqueles que necessitam sempre do alimento, da palavra de conforto e da atenção. Que Deus lhe retribua em paz, harmonia e felicidades junto dos seus familiares.

Anônimo disse...

Conhecer o Celso é uma honra.Sempre alegre e prestativo.Parabéns meu irmão fraterno. Rafael

Anônimo disse...

Parabéns ao nosso irmão, mostra que é um exemplo de vida a ser seguido. Obrigado por estar conosco nessa caminhada terrestre.
Daniella.

Anônimo disse...

Foi muito interessante ver aqui o Celso, sempre tão sorridente e cativante. Sinto enorme orgulho de ser um dos seus irmãos. As fotos, principalmente do sr. Celso(pai) e do sr. Sebastião, emocionam. Parabéns a todos/as da Sociedade Espírita Irmã Lavínia pelo trabalho que desenvolvem.
José Maria Theodoro
BH,04/11/2008

Anônimo disse...

Conheço o Celso, a muito tempo e ele é uma pessoa prestativa e de muito bom coração.È uma grande honra te-lo como cunhado.

Anônimo disse...

O Celso é uma pessoa alegre, prestativo e bondoso, realmente é um exemplo para todos os voluntários da nossa Casa de Oração.Lembro-me do seu casamento, fico emocionada ao ver fotos do Sr. Sebastião (nosso amigo e pai espiritual). Tem até foto minha com o Victório no batizado.
Parabéns ao meu irmão fraterno,pela construção de uma bela família, onde todos trabalham na seara do nosso Mestre JESUS e que a nossa querida Irmã Lavínia, continuem te iluminando e protegendo, em toda a sua caminhada, hoje e sempre.
Parabéns à equipe do blog pela entrevista.
Abraços fraternos.
Maria Jose Baldi

Anônimo disse...

Através desse comentário nós agradecemos as pessoas que se manifestaram sobre a minha pessoa.
Muito obrigado a todos. Vocês são ótimos.
Eu também não esperava ver fotos tão bonitas de coisas assim do passado, confesso que fiquei emocionado e no mesmo momento que as vi liguei para a editoria do blog para agradecer.
Meus familiares também gostaram muito.
Um grande abraço a todos e que o grande espírito do mestre Jesus continue nos iluminando hoje e sempre.
Celso Lúcio Teodoro

Anônimo disse...

Celso voce merece tudo de bom, e receberás com certeza, porque soube semear, agora e só colher.
Abraços fraternos, extensivos à sua família.
Maria Jose Baldi

Anônimo disse...

NOSSA AGRADEÇO A DEUS SEMPRE POR TUDO AS VEZES NÃO ENTENDENDO OS SENTIDOS DE ALGUMAS COISAS ,MAS COMPREENDENDO QUE TEM UM SENTIDO.AS VEZES DESCONHECIDO,MAS UM SENTIDO. POR NOSSAS ORAÇOES E A BONDADE DE DEUS LUCAS E PEDRO JÁ ESTÃO SAINDO DESSA , E COM O NOSSSO APOIO VÃO VER QUE A VIDA AINDA AGUARDA PARA ELES MUITAS FELICIDADES


ABRAÇOS CARINHOSOS,